Você não é um pato, você é um diamante 💎

Profissionais diamante estão nas interfaces por convicção. Acreditam que o valor que acrescentam ao mundo está nas conexões que buscam promover entre diferentes campos de conhecimento — e essa é a sua especialidade.

Se generalistas são patos, especialistas são toupeiras

Não seja um pato. Um pato faz um monte de coisa, mas não faz nada direito. Não tem foco. É indeciso, não sabe o que quer. É superficial, não se aprofunda em nada. É um desesperado que atira para todos os lados.

Não seja uma toupeira, que não enxerga um palmo à frente do nariz. Você será limitado e monotemático, só conseguirá falar sobre a mesma coisa o tempo todo. É muito chato, porque essas pessoas não conseguem se comunicar direito com os demais e não veem a importância do todo, acham que só o trabalho delas importa.

Teoria dos cones do conhecimento e os profissionais diamante

Diamantes no mundo de hoje

A nossa sociedade há muito tempo se deu conta de que precisa de especialistas. No entanto, quanto mais especialistas, mais barreiras o conhecimento interdisciplinar — tão necessário para a evolução da humanidade — enfrenta. É esse processo que evidencia a necessidade de profissionais diamante.

A ideia de que o generalista é um pato já morreu

--

--

Jornalista, assessora de comunicação e programadora 😉

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store